Equipa de Manobras

A Equipa de Manobras surgiu também na década de oitenta, no contexto da recuperação dos Concursos Nacionais de Manobras, efectuada a partir de 1981 pela Liga dos Bombeiros de Portugueses, com o objectivo de manter as capacidades físicas dos soldados da paz e testar os seus equipamentos. Participou pela primeira vez nestas competições no 3º Concurso, realizado em Évora em 1983. Representou o Distrito, competindo com mais seis representantes de outras federações. O certame consistiu em duas provas, uma técnica e outra física; os montemorenses foram os únicos a concluir a primeira sem faltas, conquistando o 2º lugar. Este resultado, bastante bom para um grupo principiante, proporcionou-lhe o apuramento para o 4º Concurso, que teve lugar em 1984, em Viana do Castelo, no âmbito do Congresso Nacional de Bombeiros.
Em 1988, no 8º Concurso, realizado a 28 de Maio em Leiria, alcançou o primeiro lugar. Esta honrosa posição de campeã nacional mereceu-lhe a medalha de Ouro da Liga e a designação de representante dos Bombeiros de Portugal num Concurso Internacional a decorrer na Polónia em 1989. A competição teve lugar entre 23 e 31 de Julho. Juntou 150 equipas de 22 países. O valoroso grupo montemorense obteve o 49º lugar, granjeando uma medalha de bronze.
Em 1992, coube à Associação o papel de anfitriã do 11º Concurso Nacional de Instrução, Manobras e Desporto de Bombeiros Profissionais e Voluntários e do 10º Concurso Nacional de Cadetes para Bombeiros Voluntários. Competiram, nos dois certames, 44 equipas de 29 corporações de todo o país, envolvendo cerca de 450 bombeiros voluntários e profissionais. Os exercícios tiveram lugar no Estádio 1º de Maio, nos dias 29 e 30 de Maio. Inseriram-se no programa comemorativo do Dia Nacional do Bombeiro, organizado pela Federação do Bombeiros dos Distritos de Évora, Beja e Portalegre, e cujos eventos se distribuíram pelas cidades de Portalegre, Beja, Montemor-o-Novo e Évora.
Em 1993, a equipa montemorense, desdobrado em duas, disputou o 12º Concurso Nacional de Instrução, Manobras e Desporto e o 11º Concurso Nacional de Cadetes, realizados entre 28 e 30 de Maio, em Braga e Fafe, igualmente integrados nas comemorações do Dia Nacional do Bombeiro. Os grupos A (cadetes) e B (bombeiros mais velhos) conquistaram, respectivamente, o 7º e o 3º lugares.
A partir de então têm continuado a participar, com duas equipas, nos mesmos concursos anuais; mas a sua crescente exigência técnica não tem facilitado à Corporação a obtenção de lugares destacados.

Texto retirado de “Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo”
de Teresa Fonseca

 

 

 

 

 


Equipa de Manobras Atual